24 de outubro de 2009

Email Marketing - Boas Práticas

O email marketing é um canal de comunicação cada vez mais usado pelas empresas, mas nem sempre da melhor forma, venho então tentar trazer-vos a melhores práticas. 

Este canal é por muitas vezes utilizado de forma não adequada logo  os resultados obtidos não são os esperados.

Contactos 

 Não se deve comprar bases dados de contactos, mas utilizar as existentes, ou efectuar anúncios na Internet e também oferecer algo em troca por exemplo o acesso a documentos em 1ª mão, descontos especiais, ou outros. Esta troca é vista pelo receptor como uma troca justa.


Formatação do Email 

Vamos começar pelo tipo de formatação está deve ter:
  • Texto combinado com imagem, também podem ter vídeo não excedendo mais de 10 minutos 

  • O Corpo do email não deve ser só uma imagem, se não o nosso receptor só vê um enorme quadrado, esta solução não é amiga dos motores de pesquisa dado que quando colocamos “ se não conseguir visualizar clique aqui” e direccionamos para um endereço do site que tem uma copia do corpo do email. 
  • Não assumir que o seu leitor conhece todas as palavras que usa no seu negócio, deve sempre ter a preocupação de transmitir conhecimento. 
  • O texto não deve exceder as 500 palavras, de lembrar que cada um deve colocar menos texto se utilizar o vídeo. 
  • O tamanho do texto deve ser legível e o espaçamento entre linhas deve ser adequado de forma a facilitar a leitura 
  • Deve ter no inicio os temas abordados 
  • Quanto ao cabeçalho deve ter um remetente, confiável, ou seja não deve ser enviado de contas de correio gerais tais como: Gmail; Sapo; Iol; Yahoo ou outros generalistas de acesso ao grande público. No para: (To:) deve só ter o destinatário do nosso email e não uma lista de endereços de email.



Periodicidade


Quanto á periodicidade, deve ser adequada,
não podemos cansar os receptores dos nossos emails,
lembrem-se que queremos manter
os nossos receptores interessados.
Não se deve efectuar campanhas desesperadas,
pois o que se passa, é precisamente o contrario.
A longo prazo a sua estratégia vai vencer mas a
longo prazo


O SPAM o que é? E qual a evolução nos tempos de hoje?


Na minha opinião no inicio a definição era o envio massivo de emails para destinatários que não consentiram o seu envio. Hoje em dia este conceito é mais abrangente, ou seja, todo aquele conteúdo que a pessoa não gosta e logo coloca como spam. Por isto é muito importante ter disponível a opção para o nosso receptor sair da lista de subscritores, temos tratar de uma forma suprema a autorização que nos dão de lhes dirigir o nosso email. como podem ver na imagem seguinte a importância do Spam no seu negocio


Envio dos emails

Existem diferentes ferramentas que nos permitem tratar dos “Bounced emails”, este conceito é todos os emails enviados que foram devolvidos este divide-se em dois conceitos:
  • “Hard Bounce” é a falha permanente, o endereço de email não existe (exemplo: info@xpto.com”) 

  • “Soft Bounce” é a falha temporária a caixa de correio está cheia o servidor de correio do destinatário não pode aceitar a ligação no tempo estabelecido. 

O agendamento do envio, não deve ser durante horas que estão fora do horário de trabalho, pois quando abrir o gestor de correio electrónico o email geralmente já lá está se for em ambiente empresarial. Segundo os especialistas, geralmente á terça feira ás 11 horas, ou então, ás 14h30m pois nestas horas as pessoas estão mais receptivas ao correio electrónico.

Medir o retorno

Cada vez mais este ponto deve ser analisado para isso deve-se usar ferramentas próprias. Para isto também é necessário, colocar ligações para o nosso site e para uma página própria (o conceito de “Landing Page” que é a pagina destino da nossa comunicação).Estas ligações devem ter as opções necessárias para que se consiga efectuar esta medição tal como efectuado no nosso artigo aqui http://ittechbuz.blogspot.com/2009/07/enviando-emails-e-vendo-os-resultados.html no Google Analytics uma ferramenta gratuita que permite analisar quem nos visita, disponível para todos.


Relatórios de abertura de emails e cliques efectuados da ferramenta usada. Deixo aqui uma imagem da ferramenta que eu uso.


Também é muito importante medir os resultados que tivemos através de contactos efectuados por telefone em que temos de perguntar como chegou a nós, ou seja, todos os contactos iniciais realizados através desta campanha de marketing efectuada no nosso canal de email marketing.




No fundo queremos pessoas
 contentes connosco





Enviar um comentário

partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares