26 de março de 2010

Análise da Fidelidade ao Web Site

Hoje vou trazer um tema interessante, o Engagement do vosso Web Site, ou seja, como medir com as ferramentas de Web Analytics. Estas permitem, analisar a fidelidade, ou se quisermos o interesse no Web Site e os visitantes que passaram a seguir o vosso Site, Blogue, Forum, Loja Online,  para verificar novos artigos, soluções, debates de ideias e notícias. 
A minha aprendizagem tem sido com o meu blogue e com o meu Web Site e outros meios de conhecimento. Há métricas que devemos ter em consideração para analisar-mos, tais como:
  • Visitor Loyalty 
Fidelidade dos visitantes ao Web Site, ou seja, foram ao Web Site e depois voltaram. Este indicador é muito importante, porque indica-nos que as pessoas ficaram com interesse e gostaram do conteúdo


Na imagem à esquerda o que é mais relevante é ter visitantes mais do que uma vez, ou seja, queremos que aqueles que o visitam pela primeira vez voltem. Reparem no sentido da seta.





  • Visitor Recency
Esta métrica permite-nos vêr, conforme imagem ao lado o nº de primeiras visitas e das subsequentes visitas efectuadas em nº de dias. 
Conseguimos ver a eficácia das campanhas e quanto tempo demoram os visitantes a voltar ao Site. Aqui verifico que o grosso das visitas está no próprio dia (same day) e o que nos interessa é um equilíbrio, ou seja, quando estamos a desenvolver uma campanha de Marketing, queremos que os visitantes voltem nos primeiros dias, mas para os outros que não estão interessados, mas estão sim a ponderar a sua decisão de compra, podem demorar mais dependendo do valor percepcionado pelo visitante ao Web Site. Por exemplo um imóvel ou um livro têem ciclos no 1º mais longo e no 2º mais curto.


  • Bounce Rate
Esta taxa indica-nos o visitante esteve no Web Site menos de 10 segundos,ou seja, entrou não lhe interessou e seja na página inicial, seja noutra. Na imagem o lado vê-mos que se for 100% é muito mau, pode indicar-nos que o Web Site tem problemas de performance e não consegue carregar o Web Site enquanto o visitante lê o conteúdo da página, se for maior que 60% pode ser problema de conteúdo, ou de juventude, ou ainda que a maioria dos visitantes não lhe agrada o conteúdo. 


  • Visitor New vs Returning
Esta métrica é importante para sabermos se estamos a conquistar e a reter visitantes vejamos outro exemplo na imagem abaixo





Artigos Relacionados:
Enviar um comentário

partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares