16 de agosto de 2010

Utilitário ClickTale - Heatmaps e não só

Esta ferramenta da Clicktale está indicada para quem, quer ver como os visitantes utilizam o Web Site, de forma a este poder ser optimizado a nível de usabilidade.

Neste ecrã em baixo podemos ver os "Heatmaps", mas que o que são e o que fazem é a sobreposição a uma página web para podermos ver as cores mais quentes, pode visualizar por acções no Web Site dos utilizadores:
  • Como os utilizadores do web site movimentam o rato(mouse move)
  • Aonde clicam (Clicks)
  • Como desce a navegação da página para ler (Scroll Reach)
  • Aonde tem mais atenção (Attention)

Vejam aqui um exemplo de como os utilizadores movimenta o rato (mouse move)




Vejamos o ecrã principal:


Este permite visualizar sessões gravadas dos visitantes em que configuramos, qual a frequência que o ClickTale faz a gravação. Em baixo visualiza-mos uma gravação:


Tem relatórios que podem utilizar para ter tendências tais como interacção e tempo, no caso deste relatório em baixo poderá indicar que o visitante encontra rapidamente o que procura e lê e tem pouca interacção.
Pode também criar alertas para seguir visitantes de um determinado País ( Exemplo: Portugal e Brasil) de forma a observar comportamentos, para que possamos verificar tendências.


Notas Finais:
  • O Clicktale tem uma versão gratis, assim como outros planos que permitem ter outras opções que permitem outro tipo de análise e avaliação consultem o site em http://www.clicktale.com
  • Devem efectuar um filtro na vossa ferramenta de Web Analytics afim de não contar com este tráfego

Enviar um comentário

partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares