28 de março de 2010

Colocar TAGS nos Links

Em todas as nossas acções nas redes sociais, email marketing, Twitter (comunicação em tempo real), devemos colocar as tags necessárias neste caso no Google Analytics:


  • utm_source= Link_Blogue
  • utm_medium= Twitter
  • utm_campaign= WorkShop_WA

http://ittechbuz.blogspot.com/2010/03/analise-da-fidelidade-ao-web-site.html
?utm_source=Link_Blogue&utm_medium=twitter&utm_campaign=WorkShop_WA

Para quem faz campanhas noutras redes tais como o Sapo necessita de colocar estas "TAGS", embora não consiga ver os valores no GA(Google Analytics) quem ver o tráfego gerado exemplo de tags:


  • utm_source=cpc
  • utm_medium=anuncios
  • utm_campaign=Sapo_Anuncios_2010_03



Qualquer campanha que façam, excepto do Google Adwords, pois já está integrado com o Google Analytics

clique em Url Builder do Google Analytics para a versão mais atualizado incluindo Aplicações móveis.

Artigos Relacionados:

26 de março de 2010

Análise da Fidelidade ao Web Site

Hoje vou trazer um tema interessante, o Engagement do vosso Web Site, ou seja, como medir com as ferramentas de Web Analytics. Estas permitem, analisar a fidelidade, ou se quisermos o interesse no Web Site e os visitantes que passaram a seguir o vosso Site, Blogue, Forum, Loja Online,  para verificar novos artigos, soluções, debates de ideias e notícias. 
A minha aprendizagem tem sido com o meu blogue e com o meu Web Site e outros meios de conhecimento. Há métricas que devemos ter em consideração para analisar-mos, tais como:
  • Visitor Loyalty 
Fidelidade dos visitantes ao Web Site, ou seja, foram ao Web Site e depois voltaram. Este indicador é muito importante, porque indica-nos que as pessoas ficaram com interesse e gostaram do conteúdo


Na imagem à esquerda o que é mais relevante é ter visitantes mais do que uma vez, ou seja, queremos que aqueles que o visitam pela primeira vez voltem. Reparem no sentido da seta.





  • Visitor Recency
Esta métrica permite-nos vêr, conforme imagem ao lado o nº de primeiras visitas e das subsequentes visitas efectuadas em nº de dias. 
Conseguimos ver a eficácia das campanhas e quanto tempo demoram os visitantes a voltar ao Site. Aqui verifico que o grosso das visitas está no próprio dia (same day) e o que nos interessa é um equilíbrio, ou seja, quando estamos a desenvolver uma campanha de Marketing, queremos que os visitantes voltem nos primeiros dias, mas para os outros que não estão interessados, mas estão sim a ponderar a sua decisão de compra, podem demorar mais dependendo do valor percepcionado pelo visitante ao Web Site. Por exemplo um imóvel ou um livro têem ciclos no 1º mais longo e no 2º mais curto.


  • Bounce Rate
Esta taxa indica-nos o visitante esteve no Web Site menos de 10 segundos,ou seja, entrou não lhe interessou e seja na página inicial, seja noutra. Na imagem o lado vê-mos que se for 100% é muito mau, pode indicar-nos que o Web Site tem problemas de performance e não consegue carregar o Web Site enquanto o visitante lê o conteúdo da página, se for maior que 60% pode ser problema de conteúdo, ou de juventude, ou ainda que a maioria dos visitantes não lhe agrada o conteúdo. 


  • Visitor New vs Returning
Esta métrica é importante para sabermos se estamos a conquistar e a reter visitantes vejamos outro exemplo na imagem abaixo





Artigos Relacionados:

25 de março de 2010

Configurar a análise do Web Site com o Google Analytics

No meu Blogue verifiquei que muitas pesquisas estavam com a seguinte pergunta: "como colocar a análise blogspot", ou ainda como configurar o Google Analytics,Neste caso eu uso uma ferramenta que  não tem custos associados, entre outras e resolvi partilhar convosco!

18 de março de 2010

Relatórios por email das Páginas de Fãs do Facebook

Caros aqui vai mais uma partilha, o Facebook passou a enviar-me semanalmente(Penso que não seja único, por isso verifique o seu email), uma actualização por email das estatísticas da página de fãs.

Vejam em Baixo o conteúdo:

Olá Jorge,

Aqui está o resumo desta semana para a Página do Facebook: IT Tech BuZ

+11 fãs nesta semana (319 fãs no total)
2 publicações no mural, comentários e gostos nesta semana (2 na semana passada)
77 visitas à tua página nesta semana (48 visitas na semana passada)

Actualiza os teus fãs:
http://www.facebook.com/n/?pages%2FIT-Tech-BuZ%2F87742816769&v=wall&mid=20b5202G58b5e7b4G0G66&n_m=jorge.m.cunha%40gmail.com
Visita a nossa Página de estatísticas:



Digamos que era uma necessidade agora preenchida só falta a integração com aplicações de Web Analytics, ou como se diz na língua de Camões, Análise de Visitas ao seu Web Site.


Artigos Relacionados:


13 de março de 2010

Make of WorkShop - Starting SEO -Search Engine Optimization


O "make of" deste WorkShop - Starting SEO - Search Engine Optimization (optimização dos Web Sites nos motores de pesquisa) que  tem como finalidade, dar as bases a quem quer começar a explorar esta área.
    Benefícios:
    • Introdução ao SEO - Search Engine Optimization / Motores de Pesquisa
    • Factores a ter em conta no SEO - Search Engine Optimization / Motores de Pesquisa
    • Como começar e usar algumas ferramentas úteis
    • Boas Praticas
    • Troca de experiência
    Os  Videos:
    Vídeo 1/8

    Vídeo 2/8

    Vídeo 3/8

    Vídeo 4/8


    Mais em no YouTube IT Tech Buz


    12 de março de 2010

    SEO - Search Engine Optimization - Meta Tags

    O Search Engine Optimization (SEO), ou em Português optimização de motores de pesquisa é muitas vezes feito ao nível do código da página html, ou outra do Web Site. Vou agora explicar algumas  definições importantes:
    • Primeiro o que são Meta Tags, são meta dados(dados dos dados), neste caso são interpretados pelo navegador, vulgo browser mas não são visíveis na sua apresentação.
    • Estes Meta Tags são usados pelos motores de pesquisa que indexam as páginas e fazem a sua categorização.
    •  O "head" é o cabeçalho do documento e o Title é o título deve conter uma palavra-chave relevante para  o seu Web Site - Negócio e não deve exceder os 70 caracteres
    • Os subtítulos vão do mais importante h1 a h3


    Meta Tags -Imagem - 1
    • Na imagem 2 podemos ver como se faz 


    Meta Tags -Imagem - 2

    Recursos usados :

    Outros artigos que podes lêr:


    partilha com os teus

    Pin It

    Mensagens populares