1 de novembro de 2012

E-commerce Medir e Gerir com Indicadores de Sucesso KPI

Muitas lojas de comercio eletrônico, não gerem a sua loja online como deveriam pois não possuem informação relevante para o seu negócio online, tais como métricas Web  e indicadores de performance KPIS específicos para o negócio da loja de comercio eletrônico

Estes Websites são criados e/ou renovados com o objetivo de reforçar a presença neste canal mas logo de inicio, não é pensado e estruturado na forma de um investimento, mas na forma de uma despesa.

Por isso não são definidos quais é que vão ser os indicadores de sucesso  kpi's para medir a performance do Website de forma qualitativa.

Hoje vamos dar um exemplo em que o gestor tem acesso a um conjunto de números que dizem diretamente respeito ao negócio:

  • Taxa de conversão (venda efetiva), ou se quisermos,  "Purchase Conversion rate" com a sigla (CR)
  • Venda por visita, ou seja, "Sales per visitor" (SPV
  • Valor de Venda Médio por Transação, ou seja, "Average Order Value" (AOA
  • Margem Média Bruta, ou seja,  Average Gross Margin (AGM)
  • ROI, ou seja, Return on Investment(ROI)


Já agora gostava que o meu Call Center ficasse a ajudar os meus clientes com casos mais complicados e que o website ajudasse na função de 1ª ajuda.

Penso que seria muito bom medir para depois gerir o número de operações realizadas sem apoio versus operações realizadas com apoio do Call Center (centro de suporte a clientes), porque se o web site estiver a ser acompanhado devidamente estes kpi's vão ajudar a rentabilizar o web site a melhorar o apoio ao cliente hoje em dia, um claro diferenciador, em relação a todos os concorrentes.

Sobre Métricas e analises para websites cujo objetivo é gerar Leads leia em KPI's para Web Sites cujo objetivo é gerar Leads


Enviar um comentário

partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares