24 de outubro de 2011

Novos Dominios (gTLDs) na Internet e o SEO

Novos dominios na Internet, a revolução continua. agora  cidades como Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e  Porto (entre outras)  podem ter domínios específicos como por exemplo http://cafes.lisboa e/ou http://oficinas-auto.porto. Também as marcas tem agora oportunidade de registar como por exemplo: www.aminhamarca os mesmos exemplos ao nível de endereços de email como por exemplo: jorge.cunha@aminhamarca

Em resumo estes domínios poderão ser:
  • Geográficos (cidade,região)
  • Marcas 
  • termos genéricos  (exemplo: www.lisboa.amigo) 
Quando existir registo de uma marca, comunidade vai permitir uma autenticidade maior, porque o segundo nível de registo, ou sub-domínio é controlado por quem registou o domínio de topo.  


Estes novos domínios estarão a funcionar a partir de 2012 e o período de avaliação começa em 2011 e termina em 2013. As marcas vão ter oportunidade de contestar e ou registar ver link da Verisign.

Alguns dados a terem em conta serão:
  • Submeter canditatura  $185,000 (dólares) no  ICANN (pago no momento da submissão dos formulários)
  • Compromisso financeiro:  $ 25.000 (US) por ano a serem pagos aos ICANN com antecedência para 3 anos (haverá custos adicionais em caso de mais de 50.000 níveis de segundo nível)
  • Importante lembrar que disputas legais e avaliações muito demoradas vão encarecer 
(nota: existem outros passos que não escrevi aqui, mas que estarão disponiveis em consulta por email pela Verisign e ICANN)

Fonte: ICANN e VERISIGN
 Agradecimentos especiais a   Verisign pela disponibilidade pelo documento aqui


partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares