13 de outubro de 2017

Problema quando as campanhas não batem certo no Google Analytics

Quando os valores de clicks nas campanhas do Facebook, Adwords e outros meios não equivalem na sua totalidade às sessões no Google Analytics é natural, dado que estamos a comparar, métricas diferentes, Clicks e Sessões, e também estamos a comparar com ferramentas diferentes.  Normalmente existe uma  diferença, mas não é muito significativa, entre  +-20% entre clicks e sessões. 


Diferença substancial entre métricas diferentes clicks e sessões
Normalmente quando este resultado é superior estamos perante um problema que pode e deve ser despistado:

  • urls de destino não codificados com códigos "utm" do Google Analytics 
  • Valores de "bounce rate" taxa de rejeição com valores muito elevados e discrepâncias muito elevados, mesmo tendo os urls com os ditos códigos utm
  • Problema no Website (não aceita parametros utm)
  • Problemas de infraestrutura onde o website está técnicamente instalado ( normalmente problema com mercados exteriores em que o tempo de carragamento é superior a 2 segundos, por vezes chegando a mais de 10 segundos)
No 1º caso, é mais simples, basta colocar os links com os códigos utm_medium, utm_campaign e utm_source (ver artigo em que escrevemos sobre "Colocar tags em links", fazendo a segmentação de urls para campanhas)


No 2º caso é mais difícil, pois poderá ser um problema técnico, ou de capacidade do servidor do Website responder de forma adequada aos pedidos de ligação dos utilizadores.

Nos restantes casos normalmente tem haver com configurações no Google Analytics e condições técnicas onde se encontra o Website.


Este artigo está relacionado com a qualidade dos dados em Analytics no Marketing Digital que escrevemos há pouco tempo



Mais informações, se precisar de ajuda em Serviços da IT Tech BuZ e começar com serviços de Auditoria do Google Analytics

 Mais informação via marketing @ ITTechBuZ.com


Enviar um comentário

partilha com os teus

Pin It

Mensagens populares