Ao teremos campanhas de Web Marketing como anúncios na Internet no Adwords, Sapo e nas redes sociais devemos também ter uma estratégia assente que deve percorrer um determinado caminho, por vezes, teremos de parar reflectir e redesenhar um novo caminho, pois o caminho ainda é novo e cada negócio deve verificar o que lhe "serve" a cada momento.Depois de tomado o caminho devemos ter ferramentas de Web Analytics para medir esse retorno, mas por vezes não chega pois o nosso negócio não online, ou seja do tipo Amazon, ou outro de comercio electrónico, como uma loja virtual., como deveremos efectuar? teremos de fazer determinadas perguntas a quem nos contacta,
como chegou a nós por:
- Referência
- Web Site
- Campanha XPTO que foi elaborada nas redes sociais
- Campanha XYZ através da nossa campanha de email marketing porque colocaram um código do tipo 200912-CPY ou outro mais tangível.
Esta análise vai-nos permitir saber o custo de
aquisição de novos clientes e também a taxa de conversão das nossas campanhas.
Se for uma campanha através do vosso blogue e a pessoa tiver lido através do
leitor de Rss é necessário adicionar estes resultados aos nossos relatórios
para poder analisar as fontes e os retornos respectivos.
Vejamos o resultado desta campanha hipotética:
- Campanha Natal 2009
- Fornecedor de serviço: Google Adwords
- Valor total da campanha: 1750€
- Visitas únicas: 10.000
- Contactos estabelecidos: 500
- Nº de Vendas: 150
- Valor de Vendas: 10.000,00€
- Taxa de conversão: 5%
- Custo de aquisição de novos Contactos: 3,50 €
- Custo por cliente: 12€
- Valor médio de venda: 66,67€

teríamos de investir o dobro na nossa campanha, ou seja, 3500€. Tendo como principio que os valores se mantinham na mesma proporção teríamos vendido
20.000,00 €.
- Pessoas que viram o produto x, ou serviço z no Web Site e ligaram para a nossa empresa
- Clientes
e/ou Potenciais Clientes que enviaram email a pedir uma proposta/cotação
de serviços
- Campanha
de email marketing realizada que depois contactaram por telefone, ou por
email
- Feeds que
vieram do Blogue através de leitores rss.
Torna-se então indispensável agregar toda esta
informação e tratá-la, para isso normalmente utiliza-mos uma folha de cálculo.
Também podemos avaliar os esforços de SEO (Search Engine Optimization / Motores de Pesquisa) , PPC (Pay per Click/Anúncios com pagamento por click) através
de maior número de contactos e pedidos na nossa empresa e navegação pelo nosso
Web Site
Plug in do Excel para contas do Google Analytics aqui em:
http://excellentanalytics.com/about/google-analytics-data-in-excel/excellent-analytics-e-um-plugin-feito-para-o-microsoft-excel/
Existe também outras possiblidades tais como o Data Feed Explorer usando a API do Google Analytics aqui em https://code.google.com/intl/pt-PT/apis/analytics/docs/gdata/gdataExplorer.html
Existe ainda a possibilidade de efectuar a recepção de ficheiros do Google Analytics para recebe-los no nosso email e efectuar a importação para a nossa folha de calculo
Artigos em que poderá ter interesse:
- Email Marketing Boas Práticas
- SEO e PPC o que são?
- Analise as visitas ao seu Site
- Redes Sociais e as Empresas
Desejo desde umas Festas Felizes e uma boas entradas em 2010, vamos todos dar as mãos e ajudar-nos
Boas Festas e Boas Entradas em 2010
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3 comentários:
Boa tarde, como é que se chega ao valor 5% de taxa de conversão? Tem algum exemplo?=
Obrigado.
Poderá haver alguma discussão do método, mas a formula usada foi:
x= (y*100%)/z
x= (500*100%)/10000
x= 5 %
contactos efectuados= y
Visitas únicas= z
Taxa de conversão = x
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