24 de maio de 2010

Usar os Eventos do Google Analytics

Os eventos do Google Analytics permitem que possa ser medida seja um link externo, um ficheiro, páginas virtuais. Existe muita criatividade neste campo, mas neste exemplo vou usá-lo para saber qual o link em que os visitantes saem do Web Site, mas antes precisamos de saber de perceber o conceito que apareceu para perceber que determinadas acções em determinados Web Sites que tem as chamadas RIAs (Rich Internet Aplication - aplicações multimédia tais como video)

Vejamos este exemplo é preciso editar a pagina do web site para ver este link

onclick="ga('send', 'event', [eventCategory], [eventAction], [eventLabel], [eventValue], [fieldsObject]);"


Quando definimos o onclick="ga('send', 'event', [eventCategory], [eventAction], [eventLabel], [eventValue], [fieldsObject]);"

EventCategory ou Categoria= Categoria da acção por exemplo 'OutgoingLinks', ou seja links para fora do blogue e que me interessa contabilizar
Event Action ou Acção=Qual acção dentro da categoria neste caso é um link
Event Label ou Etiqueta=Este valor é opcional 
Event Value ou Valor=O este parâmetro permite-nos dar um valor numérico que neste caso é 1

Depois é visualizar no Google Analytics conforme imagem em baixo:


Também pode utilizar para downloads de ficheiros através dos links

Mais dados em 

2 comentários:

Filipe disse...

Caro Jorge Cunha. Obrigado pelos comentários que fez ao Vendder e obrigado pelo artigo, foi-nos muito útil para criar algumas métricas references às taxas de conversão.
Em relação ao último artigo que fez sobre Web Analytics, deixo-lhe aqui uma sugestão por forma a extender as informações referentes a cada visita http://www.roirevolution.com/blog/2010/03/why_you_shouldnt_use_the_top_landing_pages_report.html#more

Jorge Cunha disse...

Filipe,

Obrigado pelo comentário é muito importante o feedback e as sugestões também o são. No que toca ao link deixado é verdadeiramente útil.

Cumprimentos,
Jorge Cunha