28 de março de 2010

Colocar TAGS nos Links para o Google Analytics

Em todas as nossas acções nas redes sociais, email marketing, Twitter (comunicação em tempo real), devemos colocar as tags necessárias neste caso no Google Analytics:



  • utm_source= twitter
  • utm_medium= social
  • utm_campaign= WorkShop_WA

http://ittechbuz.blogspot.com/2010/03/analise-da-fidelidade-ao-web-site.html
?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=WorkShop_WA

Para quem faz campanhas noutras redes tais como o Sapo necessita de colocar estas "TAGS", embora não consiga ver os valores no GA(Google Analytics) quem ver o tráfego gerado exemplo de tags:

  • utm_source=sapo
  • utm_medium=cpc
  • utm_campaign=campanha_anuncios_XX


Qualquer campanha que façam, excepto do Google Adwords, pois já está integrado com o Google Analytics

clique em Url Builder do Google Analytics para a versão mais atualizado incluindo Aplicações móveis.

Artigos Relacionados:



26 de março de 2010

Análise da Fidelidade ao Web Site

Hoje vou trazer um tema interessante, o Engagement do vosso Web Site, ou seja, como medir com as ferramentas de Web Analytics. Estas permitem, analisar a fidelidade, ou se quisermos o interesse no Web Site e os visitantes que passaram a seguir o vosso Site, Blogue, Forum, Loja Online,  para verificar novos artigos, soluções, debates de ideias e notícias. 
A minha aprendizagem tem sido com o meu blogue e com o meu Web Site e outros meios de conhecimento. Há métricas que devemos ter em consideração para analisar-mos, tais como:
  • Visitor Loyalty 
Fidelidade dos visitantes ao Web Site, ou seja, foram ao Web Site e depois voltaram. Este indicador é muito importante, porque indica-nos que as pessoas ficaram com interesse e gostaram do conteúdo


Na imagem à esquerda o que é mais relevante é ter visitantes mais do que uma vez, ou seja, queremos que aqueles que o visitam pela primeira vez voltem. Reparem no sentido da seta.





  • Visitor Recency
Esta métrica permite-nos vêr, conforme imagem ao lado o nº de primeiras visitas e das subsequentes visitas efectuadas em nº de dias. 
Conseguimos ver a eficácia das campanhas e quanto tempo demoram os visitantes a voltar ao Site. Aqui verifico que o grosso das visitas está no próprio dia (same day) e o que nos interessa é um equilíbrio, ou seja, quando estamos a desenvolver uma campanha de Marketing, queremos que os visitantes voltem nos primeiros dias, mas para os outros que não estão interessados, mas estão sim a ponderar a sua decisão de compra, podem demorar mais dependendo do valor percepcionado pelo visitante ao Web Site. Por exemplo um imóvel ou um livro têem ciclos no 1º mais longo e no 2º mais curto.


  • Bounce Rate
Esta taxa indica-nos o visitante esteve no Web Site menos de 10 segundos,ou seja, entrou não lhe interessou e seja na página inicial, seja noutra. Na imagem o lado vê-mos que se for 100% é muito mau, pode indicar-nos que o Web Site tem problemas de performance e não consegue carregar o Web Site enquanto o visitante lê o conteúdo da página, se for maior que 60% pode ser problema de conteúdo, ou de juventude, ou ainda que a maioria dos visitantes não lhe agrada o conteúdo. 


  • Visitor New vs Returning
Esta métrica é importante para sabermos se estamos a conquistar e a reter visitantes vejamos outro exemplo na imagem abaixo





Artigos Relacionados:

25 de março de 2010

Configurar a análise do Web Site com o Google Analytics

No meu Blogue verifiquei que muitas pesquisas estavam com a seguinte pergunta: "como colocar a análise blogspot", ou ainda como configurar o Google Analytics,Neste caso eu uso uma ferramenta que  não tem custos associados, entre outras e resolvi partilhar convosco!


Consulte as nossas soluções:




18 de março de 2010

Relatórios por email das Páginas de Fãs do Facebook

Caros aqui vai mais uma partilha, o Facebook passou a enviar-me semanalmente(Penso que não seja único, por isso verifique o seu email), uma actualização por email das estatísticas da página de fãs.

Vejam em Baixo o conteúdo:

Olá Jorge,

Aqui está o resumo desta semana para a Página do Facebook: IT Tech BuZ

+11 fãs nesta semana (319 fãs no total)
2 publicações no mural, comentários e gostos nesta semana (2 na semana passada)
77 visitas à tua página nesta semana (48 visitas na semana passada)

Actualiza os teus fãs:
http://www.facebook.com/n/?pages%2FIT-Tech-BuZ%2F87742816769&v=wall&mid=20b5202G58b5e7b4G0G66&n_m=jorge.m.cunha%40gmail.com
Visita a nossa Página de estatísticas:


Digamos que era uma necessidade agora preenchida só falta a integração com aplicações de Web Analytics, ou como se diz na língua de Camões, Análise de Visitas ao seu Web Site.


Consulte as nossas soluções:






13 de março de 2010

Make of WorkShop - Starting SEO -Search Engine Optimization


O "make of" deste WorkShop - Starting SEO - Search Engine Optimization (optimização dos Web Sites nos motores de pesquisa) que  tem como finalidade, dar as bases a quem quer começar a explorar esta área.
    Benefícios:
    • Introdução ao SEO - Search Engine Optimization / Motores de Pesquisa
    • Factores a ter em conta no SEO - Search Engine Optimization / Motores de Pesquisa
    • Como começar e usar algumas ferramentas úteis
    • Boas Praticas
    • Troca de experiência
    Os  Videos:
    Vídeo 1/8

    Vídeo 2/8

    Vídeo 3/8

    Vídeo 4/8


    Mais em no YouTube IT Tech Buz


    12 de março de 2010

    SEO - Search Engine Optimization - Meta Tags

    O Search Engine Optimization (SEO), ou em Português optimização de motores de pesquisa é muitas vezes feito ao nível do código da página html, ou outra do Web Site. Vou agora explicar algumas  definições importantes:
    • Primeiro o que são Meta Tags, são meta dados(dados dos dados), neste caso são interpretados pelo navegador, vulgo browser mas não são visíveis na sua apresentação.
    • Estes Meta Tags são usados pelos motores de pesquisa que indexam as páginas e fazem a sua categorização.
    •  O "head" é o cabeçalho do documento e o Title é o título deve conter uma palavra-chave relevante para  o seu Web Site - Negócio e não deve exceder os 70 caracteres
    • Os subtítulos vão do mais importante h1 a h3


    Meta Tags -Imagem - 1
    • Na imagem 2 podemos ver como se faz 


    Meta Tags -Imagem - 2

    Recursos usados :

    Outros artigos que podes lêr: